História

Conheça a nossa história

EDITORIAL  – 14/08/2017

Neste ano, particularmente difícil para o setor público brasileiro que sofre as consequências de um golpe parlamentar organizado pelas elites brasileiras para satisfazer os anseios do mercado financeiro, a Associação Nacional dos Empregados da CONAB –ASNAB completa 25 anos de fundação. Embora não tenha as atribuições de um sindicato, a ASNAB também busca o melhor para os seus associados, enfrentando as adversidades, defendendo os interesses da categoria junto à empresa e aqui na Bahia, em especial, vem buscando parcerias com sindicatos gerais como o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – Bahia (Sintsef-BA), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (a FENADSEF).

Um passo importante nessa caminhada está sendo dado aqui e agora, com a inauguração desta página na internet. O objetivo é ficar mais próximo do associado, servindo como fonte de diálogo permanente, trazendo as informações mais recentes e pertinentes relativas às demandas mais importantes da categoria.

Diante do início das discussões do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017-2018, conduzido pela CNTC, a ASNAB-BA/SE. espera que a direção da empresa opte por caminhos menos controversos e mais democráticos para solucionar os impasses nas negociações, e venha a respeitar o direito da FENADSEF conduzir o nosso ACT 2017/2018. Mas já sabemos, de antemão, que a trajetória será árdua, ainda mais, levando-se em conta os avisos do governo de que não irá conceder qualquer reajuste para os trabalhadores do serviço público em nome do equilíbrio das contas públicas.

“Equilíbrio”, ressalte-se, que pende para um só lado da balança: o mesmo governo que ora decreta ZERO de reposição às perdas inflacionárias no salário dos servidores, perdoa dívidas bilionárias dos grandes sonegadores e recusa-se a tributar aqueles setores mais abastados da sociedade e que mais lucram com as sucessivas crises do capital financeiro nos últimos anos. Essa crise não é nossa, não vamos pagar por ela!

Os desafios não nos intimidam! Estamos acostumados a eles, pois nada do que conquistamos até hoje foi sem luta. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, cantou o poeta. Nosso compromisso será o de seguir em frente para derrotar os obstáculos que nos impuserem. Mas para que tenhamos ainda mais força e representatividade será preciso contar com a unidade na luta. Somente juntos e através da participação e manifestação de todos, é que conquistaremos nossos objetivos.

Una-se a nós, visite nosso site, participe das assembleias e atividades de mobilização. Esta luta também é sua: faça-a valer a pena.

Se você se contentar com menos do que pode ser, serão infelizes pelo resto da vida. As coisas que queremos e que parecem impossíveis só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica. (Mahatma Gandhi).

 

Celso F. Sant’Anna

Diretor Estadual

ASNAB/BA./SE.

Diretor do Sintsef/Bahia

E-mail: celso.fernandes@asnabbahia.org.br