A abertura do Conselho Nacional dos Dirigentes da ASNAB de 2024 foi marcada por um minuto de silêncio e oração em homenagem à população do Rio Grande do Sul, que sofre com fortes chuvas desde o final da última semana. “Essa catástrofe está preocupando todos nós e temos que ser solidários”, destacou o presidente da ASNAB Nacional, Frederico Cabral de Menezes.

A tragédia também fez parte da fala do diretor-executivo de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Isoppo Porto, durante a mesa de abertura da reunião, que destacou a necessidade de reflexão e ação diante das mudanças climáticas.

Perguntado sobre a falta de investimento em TI, Porto ressaltou que é preciso aumentar os recursos para a Conab, mas que já está atualizando o parque computacional, abandonado nos últimos 10 anos. “A Conab está sendo recolocada em um plano estratégico neste governo. Estamos conseguindo atingir e atender pessoas que estão na base da pirâmide graças ao compromisso e dedicação dos funcionários dessa casa, ao sentimento de pertencimento de todos”, reconheceu o diretor, que ainda analisa a possibilidade de parcerias público-privadas para alavancar recursos e ter celeridade nos projetos.

Ao ser questionado sobre novos concursos e valorização dos atuais funcionários, Sílvio Porto afirmou que a diretoria vai seguir os dois caminhos e que o diretor-executivo de Gestão de Pessoas, Lenildo Dias de Morais, poderá oferecer mais detalhes, tanto da necessária revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) quanto da realização de concurso público, que inicia com menos de 400 postos, mas que pensam em cerca de mil vagas, na busca da recomposição do quadro de funcionários. “Quanto mais forte vocês estiverem, mais forte a Conab estará”, afirmou Porto.

A implementação de internet wi-fi de alta qualidade e melhorias na infraestrutura das sedes da ASNAB é um dos projetos que a Dipai está empenhada.

Os diretores da ASNAB de todo o Brasil se reúnem em Brasília entre os dias 6 e 8 de maio de 2024 para a reunião do Conselho Nacional dos Dirigentes da ASNAB. Entre os principais assuntos para debate estão SAS, visão de futuro para a Conab, PCCS, mudanças no estatuto, a questão do Seguro de Vida e Acidentes Pessoais e o posicionamento dos empregados em relação às políticas públicas da Conab, entre outros temas que preocupam o corpo de empregados.