Pular para o conteúdo

Discussão sobre mudanças no plano de saúde marcam abertura do Encontro Anual do Conselho Nacional de Dirigentes da Asnab

  • por

Em um momento de grandes desafios para os trabalhadores da Conab, os dirigentes da ASNAB Nacional e das Diretorias Estaduais e do Distrito Federal se reuniram em Brasília no Encontro Anual do Conselho Nacional de Dirigentes da ASNAB para discutir o fortalecimento da Conab e dos seus empregados.

Atualmente, os trabalhadores da Conab estão ameaçados com a extinção do Plano de Auto Gestão por RH e a adoção de um novo plano através da GEAP, o que, na avaliação da ASNAB vai levar a um aumento de custos, o que fará com que muitos empregados não tenham condições de pagar a nova assistência médica.

A proposta de mudança no plano de saúde foi o principal tema tratado durante o primeiro dia do encontro, que contou com a participação virtual da diretoria da Conab. O presidente da empresa, Guilherme Augusto Sanches Ribeiro, foi representado pelo seu chefe de gabinete Igor Willenshofer, já os outros diretores da empresa não compareceram ao encontro.

Em sua fala transmitida pela internet, Ribeiro pediu diálogo sobre a mudança do plano de saúde e disse que o litígio nunca é uma boa opção. Já o diretor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Morelli, disse que tem o compromisso de dialogar com os trabalhadores e reforçou que ainda não há uma data para assinatura do termo de adesão com a Geap. “Tudo está sendo feito com transparência”, disse aos dirigentes da ASNAB.

A ausência de diretores da Conab no Encontro foi criticada por integrantes da ASNAB. O diretor da ASNAB Goiás, Assis Xavier, afirmou que apesar do presidente da Conab estar viajando, os outros diretores estavam em Brasília e mesmo assim não compareceram. “Pela primeira vez nenhum diretor da Conab comparece ao evento. É uma total falta de consideração”, disse.

Sobre a mudança no plano de saúde, Assis voltou a pedir que a diretoria da Conab reveja qualquer decisão e lembrou que a maioria dos trabalhadores rejeitou, em assembleias feitas em todo o Brasil, a mudança no plano.

Já o diretor da ASNAB Tocantins, Wilson Santos de Oliveira, afirmou que os trabalhadores não têm obrigação de aderir ao plano da GEAP.

Valdir Ferreira da Silva, diretor da ASNAB Pernambuco, destacou que o Serviço de Assistência de Saúde – SAS precisa ser reformulado e não extinto e que alguns trabalhadores concordam em pagar um pouco mais para manter o serviço.

Homenagem

Na tarde do primeiro dia do encontro o diretor da ASNAB Goiás, Assis Xavier, foi homenageado pela ASNAB com uma placa de agradecimento por ter sido o primeiro representante dos empregados no Conselho de Administração da Conab.

“A ASNAB agradece ao conselheiro Francisco de Assis Xavier por sua dedicação frente ao Conselho de Administração da Conab, na sua condição de representante dos empregados, onde, com mérito, honestidade e maestria, soube se posicionar, conquistando o seu espaço e o respeito dos demais conselheiros, sendo ouvido em defesa da companhia e também de forma veemente dos direitos e garantias dos empregados. Apresentamos as nossas considerações em nome de todos os empregados, associados e diretores da ASNAB”.

Fonte: Asnab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 3 =