ASNAB-BA participa de visita ao INCRA com Superintendente da CONAB

  • por

22/07/2021 – No último dia 18/06, a ASNAB-BA foi convidada pelo Superintendente da CONAB-BA, Emanuel Carneiro, para acompanhá-lo em uma visita oficial ao Superintendente do INCRA na Bahia, Paulo Emmanuel.

O Diretor Estadual da ASNAB-BA, Celso Fernandes Sant’Anna, esteve no encontro, representando a entidade e os empregados da Empresa. “Tanto o convite quanto a recepção foram muito positivos”, avaliou Celso. “É louvável para nós perceber esse esforço da nova gestão da SUREG Bahia em promover o diálogo com os empregados, incluindo-nos na agenda institucional e estreitando os laços com outros órgãos coirmãos, de missão análoga ou complementar à da CONAB”.

O INCRA existe desde 1970 e foi criado para implementar a reforma agrária no Brasil, promovendo a democratização do acesso à terra, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, para a desconcentração da estrutura fundiária, para a redução da violência e da pobreza no campo e promoção de igualdade.

A autarquia busca a qualificação dos assentamentos rurais e comunidades quilombolas, mediante o acesso à infraestrutura básica, o crédito, a assistência técnica e a articulação com as demais políticas públicas, contribuindo para as políticas de inclusão social e desenvolvimento sustentável.

Como se nota, os objetivos não estão muito distantes daqueles que a CONAB defende. Enquanto geradora de informação agropecuária, a empresa pública tem papel fundamental de assessoramento e execução das políticas públicas voltadas para o setor agrícola, de abastecimento e de segurança alimentar e nutricional, visando o desenvolvimento da agricultura nacional e de sua cadeia produtiva.

A título de alerta, Celso lembra que a destruição sistemática das políticas voltadas para a agricultura familiar trouxe de volta a fome como consequência direta. “Por isso, iniciativas como a dessa visita são tão importantes, uma vez que o diálogo em torno de um interesse comum – a defesa de tudo aquilo que o INCRA e a CONAB representam para o Brasil – só trará resultados positivos, pois leva ao fortalecimento de ambas as instituições”, concluiu.


(com informações da CONAB e INCRA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *