Fotos da Notícia

Acordo mostra importância da CONAB

20/07/2023 – O Acordo de Cooperação Técnica assinado, nesta quarta-feira (19), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Defesa (MD), da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem provar mais uma vez a importancia estratégica da Empresa na valorização da agricultura familiar e no combate à fome.

A estimativa é que pelo menos 30% das compras de alimentos por órgãos federais sejam provenientes da agricultura familiar. “Por essas e outras razões defendemos o fortalecimento da CONAB. Defender a CONAB é fortalecee o combate à fome, da reforma agrária e o desenvolvimento sustentável”, pontuou Celso Fernandes, Diretor da ASNAB-BA.

Para ele, é fundamental que a empresa ganhe investimentos, de forma a cumprir com excelência seu papel institucional. Entre eles, há a necessidade de construir mais armazéns e reformar os existentes para garantir a qualidade da safra recorde que o Brasil vem tendo. Também é preciso que permaneça vinculada ao MDA, tendo em vista que é estratégica não apenas para recompor os estoques públicos, mas também para ampliar as políticas sociais de segurança alimentar. Isso acontece na compra de alimentos de pequenos produtores rurais para doação a famílias em situação social e econômica vulnerável. Hospitais e escolas, por exemplo, que estão entre os destinos desses alimentos.

Para os trabalhadores, é inaceitável que representantes do lado mais atrasado do agronegócio, com muita influência no Congresso Nacional, tentem interferir nos destinos da CONAB e nas políticas públicas do governo federal. O apoio aos pequenos agricultores é fundamental para que o Brasil construa um equilíbrio do mercado e proteja os setores mais vulneráveis da sociedade.

Change Your Life

Find Your Inner Peace & Happiness